Barrocas: Aniversário de 19 anos é marcado por inaugurações de várias obras e anúncio de outras


O Município de Barrocas localizado no território do Sisal, juntamente com Luiz Eduardo na região oeste que também faz aniversário no dia 30 de março, são os caçulinhas do Estado da Bahia com apenas 19 anos, ou seja, emancipados em 30 de março de 2000.
Comemorar emancipação politica é emocionante, mas parece que a comemoração em Barrocas é dobrada, pois, travou duas lutas para conquistar sua autonomia. Emancipou-se em 1985, mas perdeu o status de município três anos depois, voltando a ser distrito de Serrinha, na época o argumento de que não tinha capacidade de ser cidade.
O atual prefeito José Jailson Lima Ferreira conhecido popularmente por Jai de Barrocas, vem fazendo sua parte para mostrar que Barrocas é capaz. Neste data magna do 19º aniversário o prefeito promoveu uma ampla programação que iniciou com alvorada às 05h, em seguida uma verdadeira maratona de inaugurações, a começar pelo Povoado de Ipoeira às 08h onde foi entregue uma quadra poliesportiva.

Riacho Grande
Um grande número de pessoas marcou presença e em carreata seguiu até o Povoado de Riacho Grande onde chegou por volta das 10h para inaugurar uma praça com quadra esportiva e parque infantil.
Lajedinho
Bem próximo de Riacho Grande duas localidades também seriam beneficiadas. Novamente em carreata o prefeito Jai, o vice Dida, vereadores, secretários, lideranças e o vereador de Salvador Duda Sanches, filho do deputado estadual Alan Sanches, esteve prestigiado a festa e trazendo o abraço do pai a população barroquense, foram até a comunidade de Lajedinho entregar pavimentação de ruas e praça.
A aposentada Josefina dos Santos Bispo, 81 anos, moradora de Lajedinho disse que achava que ia morrer pisando na lama escorregadia do Povoado. Segundo ela não faltou promessa de outros políticos que levaria o calçamento e nada. ” Quando este (Jai) chegou aqui prometendo eu disse logo, mais um que chega pra prometer, mas ele mostrou ser diferente, fez mais do que a gente pensava e Lajedinho agora é outro”, afirmou a moradora.

Santa Rosa

De Lajedinho até o Bairro Santa Rosa a distancia é de aproximadamente 1 km e lá o prefeito Jai e toda comitiva entregou uma quadra poliesportiva e até foi montado uma estrutura que recebeu um bolo de aniversário com direito a velinhas e em seguida foi cantado o parabéns.

Bairro do Cedro
De Santa Rosa debaixo de chuva a comitiva seguiu para o outro lado da cidade, Bairro do Cedro onde foi entregue uma pracinha e pavimentação de três ruas. Para o morador Humberto Queiroz a praça embora pequena tem uma importância muito grande, pois, no local por ser muito largo e sem calcamento (saída para Teofilândia) servia para algumas pessoas arriscarem a vida deles e dos moradores dando ‘cavalo de pau’ com os veículos. “Estou realizado”, disse Humberto.

Sede
As últimas atividades seriam na sede, já se aproximava das 14h quando a carreata chegou a quadra poliesportiva onde aconteceria os discursos. Não faltou emoção por parte dos oradores a começar pela família do homenageado José Anadson Queiroz, morto há exatamente 19 anos. Além da quadra o prefeito deu por inaugurada 17 ruas na sede do município.
Tradicionalmente quando o aniversário ocorre no período da quaresma a Prefeitura não comemora com bandas diversas e opta sempre por colocar um palco para apresentação de musica gospel e isto aconteceu após a celebração da missa solene durante a noite.

TEXTO E FOTOS :Calila Notícias