Senador pede convocação de João Roma na CPI da Pandemia

 


Senador pede convocação de João Roma na CPI da Pandemia
Foto: Bahia Notícias

O ministro da Cidadania, João Roma, pode ser convocado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. O senador Humberto Costa (PT) protocolou um requerimento na última sexta-feira (4) para que ele seja convocado a esclarecer, na condição de testemunha, a decisão do Brasil de sediar a Copa América.

 

A medida se justifica porque a Secretaria do Esporte está vinculada à pasta comandada por Roma. Desde o anúncio de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aceitou receber o campeonato no Brasil, após desistências da Argentina e da Colômbia, o assunto é destaque no cenário nacional.

 

Como argumenta o senador petista no requerimento, "é consenso entre os especialistas que o Brasil enfrentará uma terceira onda na pandemia de Covid-19, que poderá ser ainda mais grave que as anteriores". Diante desse cenário, a realização de tal evento internacional no país eleva os riscos de aumento nas taxas de transmissão do coronavírus.

 

Não há previsão de quando o requerimento será apreciado pela comissão. Na pauta da semana, estão previstos os depoimentos do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, convocado pela segunda vez, do ex-secretário executivo da Saúde, Élcio Franco, do governador do Amazonas, Wilson Lima, da microbiologista Nathália Pasternak e do médico sanitarista Cláudio Maierovitch.