Hemoba promove Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

 


Hemoba promove Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Foto: Camila Souza/GOVBA

Atividades especiais em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, serão realizadas durante toda a semana pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). As ações começam nesta segunda-feira (22) e seguem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.

 

Com o tema ‘Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!’, a nova campanha tem como objetivo prestar uma homenagem aos profissionais da saúde e aos doadores fidelizados que possibilitaram o pleno funcionamento das atividades da Hemoba durante a pandemia.

 

Em Salvador, a abertura da semana festiva acontece a partir das 9h30, na sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, com lançamento de nova campanha e a apresentação musical da Banda da Guarda Civil Municipal de Salvador.

 

COLETAS ITINERANTES

Como parte da iniciativa, a unidade móvel de coleta da Hemoba ficará estacionada no Hospital das Clínicas (HUPES), no bairro do Canela, recebendo candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea em horário especial, das 8h às 17h, de terça-feira (23) a sexta-feira (26). Nos postos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, os atendimentos acontecerão de segunda (22) a sábado (27), das 9 h às 18h.

 

Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo de doação é de quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

 

Os endereços e horários dos postos fixos de coleta na capital e interior do estado e a programação completa do evento podem ser acessados no site da Hemoba (confira aqui www.hemoba.ba.gov.br).

 

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Durante a Semana do Doador Voluntário de Sangue, a Hemoba também participa de mais uma edição da campanha nacional ‘Hemocentros Unidos’, que reúne os hemocentros públicos do Brasil em um trabalho coletivo de conscientização e apoio à doação voluntária de sangue.

 

Participam da campanha conjunta por meio das redes sociais os hemocentros públicos das seguintes unidades da Federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo (capital e Ribeirão Preto). Na Bahia o padrinho da campanha é o cantor Xanddy (Harmonia do Samba).

Postar um comentário

0 Comentários