Secretário de Saúde de Serrinha comenta sobre possível reclassificação do Covid-19 no Brasil



O Governo Federal deve rebaixar no início de abril o status do Covid-19 no Brasil, saindo de pandemia e se tornando endemia. A medida será tomada devido a queda no número de casos no país.


Em Serrinha, o secretário de Saúde Alexandre Tahim analisou a situação e espera que a vacinação contra Covid-19 entre no programa de imunização. "Estamos saindo de uma pandemia para uma endemia, a gente espera até que isso entre no programa nacional de imunização e que todo ano a gente tenha vacina para o Covid assim como temos com o H1N1", disse ao Info Serrinha.


Como não tem o poder de decretar o fim da pandemia, pois isso é atribuição da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Governo Federal deve rever o atual de estado de emergência em saúde pública, que está instituído desde 2020 quando foi decretada a pandemia.


Caso o governo federal passe a tratar o Covid-19 como endemia, indo de encontro a OMS, o vírus deixará de ser uma emergência em saúde, com isso medidas como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte de vacina deixarão de ser obrigatórias.

Postar um comentário

0 Comentários