Criadores de caprinos e ovinos de Itiúba relatam prejuízos com a morte de animais por cães

 


Os prejuízos dos criadores de caprinos e ovinos, além de outros animais de pequeno porte têm crescido assustadoramente na região sisaleira, mas pelo que se sabe é algo que ocorre em todo sertão nordestino, a invasão de cães nas propriedades rurais e a matança é serie das criações.

A situação é muito grave e muitos produtores rurais perderam o ânimo de criar e fazem apelo as autoridades no sentido de encontrar uma forma de coibir os ataques e acreditam que o caminho mais curto é punindo os proprietários dos cães e fazendo com que eles paguem os prejuízos. O mais agravante é que geralmente os responsáveis não são identificados.

O Calila Noticias participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Riachão]ao do Jacuípe há dois meses onde reuniu criadores de várias cidades da bacia do jacuípe com a mesma queixa (relembre). Depois recebemos a informação de que 16 animais tinham sido encontrados mortos em uma fazenda no município de Valente, e hoje o apelo vem do município de Itiúba.

Segundo Mônica Oliveira, os criadores de caprinos, ovinos e até bovinos de Itiúba, município localizado na região sisaleira da Bahia, estão sofrendo com ataque de cachorros em suas propriedades rurais. Nas redes sociais circulam vídeos e fotos de animais que foram abatidos em várias fazendas do município.

“Geralmente não se sabe quem é o dono do cachorro que fez o ataque e o produtor acaba ficando no prejuízo. Indignados, os criadores resolveram se unir e tentar buscar uma solução para o problema. Uma reunião acontecerá nesta sexta-feira (12), para discutir as ideias e propostas sobre o assunto”, disse Mônica.

Geovane Souza, um dos integrantes do movimento, acredita que a solução seja um projeto de lei para punir os donos de cães criados soltos. “A gente cria, ovelhas, cabras, bezerros, presos, para não invadirem as propriedades dos vizinhos. Por que os cachorros que vêm causando tanto prejuízo podem ser criados soltos? Então, cada criador deve adaptar-se, assim como nós, adaptamos nossas propriedades para criar nossos animais.” Afirmou

Com a repercussão do assunto, os vereadores Abimael de Piaus, Juninho de Piaus, Ivan da Saúde e Marcelo do Ônibus, em sessão realizada na Câmara de Vereadores, do referido município na última terça-feira (09), declaram apoio aos criadores. O vereador Abimael de Piaus, já solicitou ao setor jurídico da Câmara a elaboração de um projeto de lei que possa penalizar os criadores de cachorros soltos.

Ainda de acordo com Geovane Souza, o objetivo é obrigar os criadores de cães a mantê-los em suas propriedades e não circulando nas fazendas vizinhas, causando prejuízos. “O cachorro é carnívoro, é do instinto dele matar, então, cada criador deve ter responsabilidade com seus animais. Não estamos falando de acorrentar os cães, mas de encontrar formas de mantê-los presos para que não invadam as propriedades e matem nossos animais.” Finalizou.

Postar um comentário

0 Comentários