Profissionais de saúde participam de capacitação sobre Hanseníase em Serrinha

 Dando continuidade aos trabalhos voltados para a valorização e capacitação dos profissionais da Saúde, equipes da Atenção Básica e do NASF, médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde participaram, na manhã desta quinta-feira (9), no auditório do Centro Juvenil Santo Alessandro, de uma capacitação sobre Hanseníase.

A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAUS), através da Diretoria da Atenção Básica, objetivando que os profissionais da pasta estejam cada dia mais qualificados para lidar com essa doença, atendendo da melhor forma possível os pacientes e fornecendo as orientações adequadas.

O palestrante do evento, Dr. Roudinei Santana, médico referência em dermatologia no município, falou sobre a necessidade da capacitação. "A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa muito prevalente em todo o Brasil e o Ministério da Saúde tem estabelecido metas de combate à doença no país. Para que essas metas sejam alcançadas, é preciso que todos aqueles agentes envolvidos no trabalho de assistência à saúde estejam atentos e capacitados para reconhecer os sinais precoces da doença e garantir um rápido e adequado tratamento aos indivíduos acometidos", destacou o médico.
A diretora da Atenção Básica, Alana Souza, salientou que "a capacitação chama a atenção dos profissionais de saúde para os sinais e sintomas da doença e alertam para a importância do diagnóstico precoce, tratamento oportuno e ações de controle da doença".