Secretaria de Educação de Serrinha vai abrir inscrição para cursos voltados para jovens e adultos. Confira!

A Prefeitura de Serrinha, através da Secretaria Municipal de Educação, vai lançar novos cursos profissionalizantes voltados para os alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo são 16 cursos em áreas diversas como mecânica, confeitaria e calçados (ver quadro). “Nosso objetivo é profissionalizar os alunos para que possam empreender ou disputar uma vaga no mercado de trabalho. Por isso nosso lema é Empreender EJA. Tenho certeza que com esse incentivo vamos conseguir reduzir a evasão nas nossas escolas”, explica o prefeito Adriano Lima.
Segundo a secretária Maria Betânia Pereira, hoje existem 1.306 alunos na EJA de Serrinha. “Serão beneficiados de início 320 alunos. É uma oportunidade para gerar renda para essas famílias”, avalia a secretária. A grade de cursos foi desenvolvida em parceria com o Senai e visa atender a uma pesquisa já feita com os alunos para saber qual a área de interesse deles.
Além de profissionalizar para o mercado do trabalho, o curso tem como objetivo reduzir a evasão escolar do EJA que hoje gira em torno de 30%. “O desafio é manter esse alunos até o final do curso. Mas só receberão o certificado aqueles que tiverem uma boa frequência. Além disso, o aluno-destaque vai receber um prêmio”, conta Betânia.
A outra boa notícia é a implantação de 03 padarias em escolas de Serrinha. “Os alunos que tomarem o curso de panificação, por exemplo, já vão poder enfrentar o mercado de trabalho com uma boa experiência”, afirma o prefeito Adriano Lima. “Cada padaria vai produzir pães que serão utilizados na merenda escolar. Além disso, cada aluno vai poder levar para casa um pacote de pão”, garante o prefeito.
As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 08.07, nas próprias escolas. Uma equipe da Secretaria vai percorrer as unidades de ensino para garantir a matrícula dos alunos interessados. O número de vagas para cada curso varia de 16 a 120 vagas. As inscrições são gratuitas.
DADOS GERAIS
Dados do Ministério da Educação mostram que o Brasil ainda tem 13,1 milhões de analfabetos, com 15 anos de idade ou mais. Para reverter essa realidade foi criado o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltado para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.
Cursos Oferecidos:
Confeitaria Básica; Panificação Básica; Produção de Salgados em Folhados; Produção de Sequilhos e Petit Four; Boas Práticas de Fabricação; Eletricista e Instalador Residencial de Baixa Tensão; Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica; Segurança em Eletricidade (NR10); Segurança em Eletricidade (NR10-SEP); Segurança no Trabalho em Altura; Mecânico de Manutenção em Motocicletas; Operador de Calçados; Confeccionador de Lingerie e Moda Praia; Confeccionador de Moda Fitness; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Instalador, Reparador de Fibras Óticas e Interpretação de Projetos.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serrinha
ascom@serrinha.ba.gov.br