Feriados reduziram em mais de 80% o número de passageiros nos ônibus de Salvador, diz Semob


Feriados reduziram em mais de 80% o número de passageiros nos ônibus de Salvador, diz Semob
Foto: Divulgação / Semob

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador registrou uma grande queda no número de passageiros transportados pelo sistema rodoviário da capital na segunda e terça-feira (25 e 26), dias em que se efetivou a medida de antecipação dos feriados de Dois de Julho e São João. Segundo a pasta, na segunda a redução foi de 80% e na terça de 82%. 


Segundo Fábio Mota, titular da Semob, esse foi um número recorde desde o início da pandemia do coronavírus na cidade. “A queda superou as expectativas. Nós estávamos transportando 35% das pessoas, depois caiu para 30% e agora caiu para 18%. Esses cidadãos que estão sendo transportados são apenas os que atuam em serviços essenciais mesmo: dos hospitais, da área de segurança pública e que tem necessidade de se deslocar para o seu trabalho”, diz.
 

De acordo com a assessoria da Semob, o sistema tem funcionado com a disposição da frota para atender em torno de 18% a 20% dos passageiros. A porcentagem, segundo a Semob, corresponde à margem de passageiros que está atuando diariamente nos serviços essenciais. 

 
“A gente trabalha com uma frota que nós programamos para atender aos serviços essenciais, que nós sabemos que está em torno de 18% a 20% das pessoas que pegam ônibus normalmente na cidade. O nosso trabalho segue a linha de incentivar o cidadão a não sair de casa, com exceção daqueles que realmente precisam”, completa Mota.