Salvador chega a 73% de ocupação de leitos de UTI; saturação pode acontecer no domingo


Salvador chega a 73% de ocupação de leitos de UTI; saturação pode acontecer no domingo
Foto: Max Haack/ Secom/PMS

Salvador tem 73% de ocupação de leitos de UTI. A revelação foi feita nesta terça-feira (9) por Leo Prates, secretário municipal de Saúde, em entrevista à TV Bahia. 

 

“Temos aqui o levantamento da rede pública. Volto a dizer que nossa grande preocupação é que temos conseguido manter taxas aceitáveis de ocupação de leitos de UTI não pela queda de demanda, mas pela ampliação da oferta feita pelo governo do estado e pela prefeitura de Salvador. Volto a apelar para que as pessoas fiquem em casa. Temos uma taxa de ocupação de leitos de UTI de cerca de 73% na capital e de leitos clínicos de cerca de 74%. São números bem melhores que a semana mais crítica de maio, quando chegamos a ter 88% de ocupação de leitos de UTI. Mas volto a dizer, fruto do esforço do governo do estado e da prefeitura. A gente precisa do apoio da população”, disse o secretário.

 

De acordo com Leo Prates, a saturação de leitos de UTI pode acontecer no domingo (14). Porém, ele revelou ações para que isso não ocorra.

 

“Nossa previsão [de saturação] hoje é para o dia 14 de junho, com a falta de 22 leitos. Só que o governo está fazendo ampliação grande, com 100 leitos de UTI na Fonte Nova, e nós estamos correndo para abrir até a semana que vem 25 leitos de UTI, 10 na rede privada e 15 no Hospital Sagrada Família, que queremos abrir até sexta-feira. As previsões de colapso não ocorreram, e isso mostra o sucesso das ações”, emendou Leo Prates.

 

Até o momento, Salvador tem 16.231 casos confirmados de coronavírus e 622 óbitos.