Araci registra mais 4 casos positivos de coronavírus e sobe para 269



Neste sábado (04), recebemos 24 resultados dos exames RT-PCR que estavam aguardando resposta e tivemos mais 7 novos casos positivos em nosso município: da região do Centro, um homem de 56 anos, hipertenso e cinco mulheres (33, 46, 47, 52 e 77 anos) sem doenças pré-existentes; e do Bairro São João, um homem (52 anos), sem doenças pré-existentes.

Em Araci, já são 269 casos confirmados, com 157 casos ativos. Tivemos hoje a confirmação de mais 8 pessoas curadas: 2 no Centro e 6 no Tiracolo. De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica, ainda temos mais 180 pessoas em monitoramento por nossas equipes de saúde. A secretaria de Saúde e suas coordenações, desenvolvem o trabalho de monitoramento de diversos pacientes e seus contatos, e estão realizando a testagem rápida de todos que apresentam sintomas ou são pessoas que tiveram contato com os pacientes positivos.

Identificamos que houve um equívoco no preenchimento da ficha de um paciente confirmado e que o endereço correto do mesmo é o Povoado Ovo do Ema e não Povoado do Barbosa como consta no último boletim. Por isso, viemos a público corrigir a informação e pedir desculpas pela situação.

Aproveitamos, ainda, para explicar alguns pontos que estão sendo levantados através das redes sociais. O somatório dos casos apresentados representa uma operação numérica de fácil entendimento: Exames Realizados = resultados positivos + resultados negativos. 

Usando o card de hoje, (04), com os dados já informados aqui no boletim de hoje, a operação fica nessa condição: 1.653 (exames realizados) = 269 (resultados positivos) + 1.384 (resultados negativos). Entre cada um dos resultados apresentados, estão separados quantos exames foram feitos através de testes rápidos, e quantos foram feitos através de coletas de RT-PCR.

Mas, quanto aos números apresentados como aguardando, eles não estão inseridos nesta soma por um entendimento básico da rotina da área de saúde: o material de exame está coletado e foi enviado para ser feito o procedimento dos exames, para então apresentar o resultado final. 

Citando um exemplo prático disso, quando qualquer pessoa se direciona ao laboratório, é feita a coleta de material (sangue, fezes e urina) para, então, ser feito o exame. Essa pessoa já teve a sua amostra coletada, mas ainda está aguardando a realização do exame, e, portanto, o resultado para tal. 

Após o exame, se dá o resultado, e aqui nesta explicação, compreende o positivo ou o negativo. Logo, o número apresentado como aguardando, não está somado aos exames realizados, tampouco aos resultados negativos ou positivos.

Assim, ressaltamos que há total coerência entre os valores apresentados no Boletim Epidemiológico.
Da Ascom PMA