Campanha por voto direto na OAB já recolheu mais de cinco mil assinaturas

 


Campanha por voto direto na OAB já recolheu mais de cinco mil assinaturas
Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul (OAB-BA, OAB-PR e OAB-MS) lançaram na última segunda-feira (5) a campanha “Quero Diretas na OAB”. Desde o lançamento, já foram recolhidas mais de cinco mil assinaturas favoraráveis a eleições diretas no Conselho Federal da Ordem.  

 

As seccionais pedem que a escolha do presidente e da diretoria do Conselho Federal da OAB seja feita com voto direto de advogados e advogadas de todo país, através do sistema de voto federativo. Dessa forma, toda advocacia participará ativamente da definição dos rumos da instituição. 

 

A proposta de eleição direta foi apresentada recentemente em uma comissão da OAB pelo vice-presidente da entidade, Luiz Viana (veja aqui). Desde a época em que era conselheiro federal da Ordem, Viana defende o voto direto através do sistema federativo. O movimento ganhou força após uma racha na atual gestão da OAB nacional (saiba mais).  

 

Para participar da campanha, o advogado ou advogada pode assinar o manifesto clicando aqui.  Além disso, é possível acompanhar em tempo o crescimento do número de assinaturas e conferir quem já validou a proposta.