Primeiro lote da vacina Coronavac chega à Bahia na noite desta segunda-feira; secretário Fábio Villas-Boas explica sobre distribuição

 


O primeiro lote com 380 mil doses da vacina Coronavac chega à Bahia nesta segunda-feira, por volta das 19h. De acordo com o secretário da saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, a distribuição para os 417 municípios baianos será feita imediatamente, com o objetivo de fazer com que as doses cheguem a todas as cidades baianas em até 24 horas após o desembarque na capital.

Vilas-Boas afirma que o propósito é iniciar a vacinação na quarta-feira (20) pela manhã.

O secretário ressaltou que é preciso lembrar que essa quantidade de dose do primeiro lote é suficiente para vacinar apenas 2,5% da população baiana focado nos profissionais da linha de frente de atenção à Covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência, e indígenas que moram em aldeias isoladas. “A população na sua grande maioria deverá manter todas as medidas de proteção, uma vez que a dose para poder estender isso até para mesmo aquelas pessoas consideradas do grupo de risco ainda estar por vir”, afirma Villas Boas.

O secretaria lembrou também que a primeira fase havia sido desenhada para incluir idosos com mais de 75 anos, todos os profissionais de saúde e indígenas, “isso daria mais de um milhão e oitocentas mil pessoas, somente aqui na Bahia. Nós estamos recebendo pouco mais de trezentas mil doses o que pode atender pouco mais de 180 mil pessoas, e neste primeiro momento somente os profissionais de saúde da linha de frente à covid-19. Serão aplicadas duas doses no espaço de trinta dias”, explicou Fábio.