Em menos de uma semana, três gatos são encontrados mortos possivelmente por envenenamento na sede de Ichu

 



Em menos de uma semana já foram registradas as mortes de três felinos, em uma atitude que é maus tratos e violência contra animais que é considerada crime.

Essa situação em Ichu já chegou a ser matéria em rede nacional por conta de dezenas de urubus que morreram depois de comerem outro animal morto por veneno.  

No mês de Março, a Secretaria de Agricultura de Ichu emitiu uma nota sobre a situação, mas infelizmente, continua acontecendo.

ENVENENAR ANIMAIS É CRIME  

O Brasil já é o segundo país na quantidade de animais de estimação, onde existem 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos. Com base nesses dados oficiais do IBGE, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, utiliza deste espaço para alertar a comunidade ichuense sobre a importância de denunciar os responsáveis que praticam abuso e maus-tratos contra os animais, como cães e gatos. Como vem acontecendo no Município de Ichu-BA, os criadores de animais já vem fazendo denúncia de possíveis casos de envenenamento, diante da importância da proteção dos animais, o artigo 32 da Lei 9.605/98 que aborda os Crimes Ambientais e a Lei 3.688/41 no artigo 64, que fala sobre Contravenções Penais, além da Lei 1.095/2019, onde será punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, alem de multa e a proibição de guarda para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, servem de base legal para coibir essa pratica desumana.    

Outro ponto a ser observado é o ciclo que ocorre após o envenenamento dos animais, cão ou o gato, onde os mesmos são deixados a céu aberto, seguindo a cadeia alimentar, posteriormente o urubu e outros se alimentam e morrem, além dos riscos ao próprio ser humano. Isso não pode acontecer, se você conhecer algum tipo de prática denunciem para Delegacia de Policia, Ministério Publico, INEMA ou a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.  

Postar um comentário

0 Comentários