Ocupação de leitos Covid em 21 estados brasileiros está abaixo de 50%

 


Ocupação de leitos Covid em 21 estados brasileiros está abaixo de 50%
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A pressão sob o sistema de saúde dos estados no Brasil vem caindo em relação aos atendimentos Covid-19. A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para o tratamento da infecção, clínicos e de UTI, estava abaixo de 50% em 21 estados nesta quarta-feira (8), com base nas informações disponibilizadas diariamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde.

 

O índice de 50% é o parâmetro considerado como dentro da normalidade. O Ministério destaca que, na prática, a baixa ocupação quer dizer que o sistema de saúde está menos sobrecarregado nessas regiões e registrando menos casos graves ou gravíssimos da Covid-19, ou seja, situações que demandam internações e/ou intervenções médico-hospitalares.

 

Assim, os hospitais passam a ter mais condições, infraestrutura e RH disponível para receber pacientes com outros problemas de saúde não relacionados à Covid-19, como casos de urgência e emergência, traumas, câncer, AVC entre outros, além de permitir a retomada gradativa e segura de cirurgias e procedimentos eletivos.

 

No momento, apenas o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro estão na zona de alerta, com taxas de ocupação que variam de 51% a 69%. Roraima saiu da faixa grave, com ocupações acima de 80%, e passou ao estado de alerta, registrando ocupações entre 70% e 80% em seus leitos Covid-19.

Postar um comentário

0 Comentários