Epidemia global de câncer entre pessoas com menos de 50 anos pode estar surgindo, indicam pesquisadores

 

Uma nova revisão de registros de 44 países apontou que a incidência de câncer de início precoce está aumentando rapidamente para câncer colorretal e 13 outros tipos da doença.

 

Conforme publicou a CNN, muitos dos cânceres diagnosticados afetam o sistema digestivo, e esse aumento está acontecendo em muitos pacientes de países de média e alta rendas.

 

É considerado como um caso de início precoce quando um câncer atinge um adulto com menos de 50 anos. Esses casos em idades mais jovens estão se tornando mais comuns.

 

De acordo com a publicação, os autores da revisão afirmam que o aumento dos casos em adultos mais jovens acontece em parte por causa de testes mais sensíveis para alguns tipos, como o câncer de tireoide.

 

Os testes, no entanto, não explicam completamente a tendência, diz o coautor Shuji Ogino, professor de patologia da Escola de Saúde Pública de Harvard T.H. Chan.

 

Ogino afirma que o aumento se deve a uma mistura insalubre de fatores de risco que provavelmente estão trabalhando juntos, alguns que são conhecidos e outros que precisam ser investigados.

 

Ele observa que muitos desses riscos estabeleceram vínculos com o câncer, como obesidade, sedentarismo, diabetes, álcool, tabagismo, poluição ambiental e dietas ocidentais ricas em carne vermelha e açúcares adicionados, sem mencionar o trabalho por turnos e a falta de sono.

 

Segundo Ogino, o fato de tantos desses cânceres - oito dos 14 estudados - envolverem o sistema digestivo aponta para um grande papel da dieta e das bactérias que vivem em nosso intestino, chamadas de microbioma.

Postar um comentário

0 Comentários